domingo, 24 de março de 2019

Educação espiritual



      Saudações amigos irmãos, com entusiasmo e grande felicidade que continuamos a nossa missão junto a vocês,  agora com a finalidade de levar lhes mais conhecimento sobre a espiritualidade, pois todo erro, todo desvio vem da falta do conhecimento, nada mais terrível que a falta do conhecimento, lembremos que quando criança nossas mães se empenham a nos educar nos primeiros passos de nossa vida, ensinando nos a como nos comportar corretamente, a nos defender dos perigos, a termos cuidado com os alimentos etc ... mais tarde nos matriculamos em uma escola que dará continuidade ao conhecimento, a educação é importante na formação de um indivíduo, de um povo, de uma nação e do nosso mundo, mas e quanto nosso espírito ? sim nosso espírito, já que temos uma vida espiritual além da material temos que cuidar também de nosso espírito, então também temos que ter uma educação espiritual, uso o termo educação e não apenas o termo conhecimento porque realmente temos que nos educar espiritualmente e termos o conhecimento do que pode ser bom pra nós e oque pode nos prejudicar, importante educar nos em nossos atos pra que possamos não nos prejudicarmos procurando o melhor pra nós e também aos outros.
     
       Continuaremos também as postagens sobre Jesus Cristo, ainda temos oque abordar, então continuaremos aprendendo sobre Jesus nos educando espiritualmente, praticando a espiritualidade que ele nos trouxe buscando o Reino de Deus em  nossa vida, toda resposta está em Deus é necessário conhecê-lo e toda sua espiritualidade que por sua herança também é nossa para que não  nos enganemos e que também ninguém nos engane nesse mundo, no evangelho de Jesus está escrito que Jesus  é o Pastor e suas ovelhas o reconhecem, sim meus irmãos quem está com o Espírito de Deus reconhece oque é de Deus, então não se engana, logo só quem está com o Espírito reconhece oque é do Espírito, então ore meu irmão pessa esse Espírito ao Pai, lembre se que Jesus disse é preciso pedir com insistência e que o Pai por sua bondade não nos negaria, então eu vos exorto no Espírito pela vontade do Pai que se cumpriu em Jesus.






Uma breve introdução ao ser Humano


      Somos todos seres humanos criados por Deus, como mostra a imagem logo acima somos constituídos por corpo, alma e espirito, sobre esse fato vamos exemplificar melhor na próxima postagem, agora vamos falar sobre uma educação espiritual, o proposto é que nos educarmos o primeiro passo é saber dessa necessidade, o interessante é também saber que como nosso espírito vem de Deus e também o Espírito Santo atua sobre nós então causará uma influência sobre nós que vai funcionar assim : Então estamos sobre a influência do espirito que deus nos soprou no nascimento e Sobre o Espírito Santo ao qual nos foi dado e confirmado em nosso batismo, também temos nossa alma então essa natureza espiritual influenciará em nossa alma impulsionando a a buscar uma evolução espiritual que não se encontram nas coisas da carne, logo se nos orientarmos somente nesta vida material e não buscarmos as coisas do espirito, tanto a alma quando nosso espírito se sentirão e ficarão como por exemplo a água limpa mas que quando parada cria o lodo, esse é um bom exemplo, nossa alma e nosso espírito então sentirão isso e como nosso corpo e alma e espírito estão interligados algumas coisas que não estiverem bem em um podem refletir no outro, nossa insatisfação espiritual pode até nos causar doenças físicas e psicológicas causando depressões por exemplo além de outras coisas.
       Fomos batizados no Espírito Santo, esse Espírito está em nós mas ele quer se manifestar ele quer agir quer nos dar os seus dons, então precisamos buscar um tipo de vida que isso possa acontecer em que se atenda tanto nossas nessecidades matérias e espirituais ao mesmo tempo para estarmos em um equilíbrio dinâmico.
       Nos é bom e saudável que busquemos ter bons hábitos e ambientes saudáveis, boa alimentação, procuremos o conhecimento através de leituras, busquemos a boa música e a manifestação pela arte, oremos e meditemos, pratiquemos oque são Paulo chamava de a Vida no Espírito. 


      

       Saudações amigos irmãos, então vamos ao proposto nos educarmos  espiritualmente, a palavra Espírito vem do Latim: SPÍRITUS  que significa "respiração" ou "sopro" enquanto a palavra alma vem do Latim também : ÁNIMA que significa aquilo que é animado, aquilo que tem vida, a bíblia fala sobre a existência da alma e do espírito como exemplo  na postagem da carta aos Tessalonicenses em anexo, também existem várias outras citações bíblicas sobre a alma e o espírito. Então somos um ser formado por Corpo, Alma e Espírito.
         Então no  Gênesis  esta escrito assim :

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Gênesis 2:7


       O espirito é o sopro de vida que vem de Deus, ou seja é a parte de nossa vida que interaje com Deus, a vida vem de Deus. Enquanto a Alma ela é uma definição de nossa personalidade, de nossos anseios, de nosso ego, mas a vida vem do Espírito que nos liga a Deus.
      
       O corpo é  nosso veículo físico ao qual interagimos com esse mundo físico, o corpo é perecível  mas precisa ser alimentado para nossa existência física, o Espírito apesar de ser vida também tem seu alimento para seu desenvolvimento e evolução, a chamada evolução espiritual, então direcionaremos nossos objetivos no espírito que será a nossa meta evolutiva, vamos nos espiritualizar no Espirito Santo de Deus que interagindo em nós é que fara essas mudanças, lembremos a música do Pe Marcelo que diz : Sozinho eu não posso mais viver, então entende porque ele diz isso meu irmão, então agora depois de tudo que já vimos fica tudo claro a nós, então começamos a entender a verdadeira espiritualidade.

      A Natureza do Homem e Dos Seres e a Salvação Humana .

       Estaremos aqui agora lhes falando sobre a natureza do homem, sobre os seres a salvação humana e a Espiritualidade Cristã . A Espiritualidade a qual estaremos abordando em nosso blog é a Espiritualidade Cristã, vamos exemplificar: Deus Pai é o princípio de tudo, tudo foi criado por ele, logo tudo veio dele, Jesus veio de Deus Pai ele é o Pai que se materializou, se encarnou e se apresentou entre nós para nós revelar o Pai e nos Salvar, Jesus veio com a missão de nós trazer o Espírito Santo, o Espírito Santo vem de Jesus, então toda Espiritualidade vem de Jesus pelo Espírito Santo, então se buscamos a Salvação e a Espiritualidade encontraremos em Jesus.
       Lembremo-nos do Gênises, sugiro que leiam o Gênesis na Bíblia para se entender melhor nossas colocações, então assim ele nos criou, vamos ver  resumidamente : Deus criou o Homem do barro, ( quanto ao barro é dito assim para mostrar que nosso corpo foi criado com elementos da natureza) , e soprou nele o  espírito pra lhe dar a vida, então já entendemos que somos corpo e espírito também, vamos mostrar melhor agora a natureza do ser humano: Somo Humanos somos constituídos de CORPO, ALMA e ESPÍRITO,  sendo a constituída de três elementos:   Inteligência, Rasão e Vontade,  conhecemos bem o nosso corpo físico não é necessário no momento falarmos muito sobre ele, temos a nossa alma oque podemos dizer é que ela é o nosso ser sem o corpo físico, na alma está nossa inteligência, nossa capacidade cognitiva, lá estão nossos sentimentos, nossas experiências, somos almas, quanto ao nosso espírito esse espírito ao qual denominamos espírito humano é aquele que como dito no Gênesis Deus soprou sobre nós para que tivéssemos uma vida, é o sopro de Vida vinda de Deus, que retornará a Deus quando morremos no nosso corpo físico. Existe mais um Espírito em nós que é o Espírito Santo de Deus esse Espírito que é enviado por Jesus para nossa salvação e nossa santificação, agora você já começa a entender a Espiritualidade e a nossa salvação e a natureza do ser Humano.
       É Por Jesus e o Espírito Santo que dessa forma seremos salvos, é praticando essa Espiritualidade lendo as escrituras sagradas, acatando e entendimento o Evangelho de Cristo e praticando essa Espiritualidade  em oração e vida Cristã, é estarmos em um processo de conversão.
       Quanto a natureza do Homem sua vida e sua morte e salvação a realidade Cristã nas Escrituras sagradas vem nos dizer da seguinte forma : Estamos vivos em Corpo e Alma sobre um sopro de vida vinda de Deus o espírito humano,  quando morremos o nosso corpo físico perece voltando a sua origem na natureza, mas a nossa ALMA não more ela é enviada ao local onde as almas são levadas e nosso espírito volta a deus pois a ele pertence,  como por um processo de sono aguardam o Juízo Final ao qual será destinado o seu futuro, ao qual já sabemos pelo Evangelho e a Bíblia, aqueles que viveram pela Justiça e os desígnios de Deus se salvam em uma ressurreição, sim irmãos vamos ressuscitar, é oque o Evangelho nos promete se merecermos, nós será dado um novo Corpo e nossa Alma viverá nele mas os que não tivessem vivido sobre a Justiça de Deus e seus princípios seriam descartados em um poço escuro sem a vida, resumindo sem a vida, está é a realidade sobre o ser humano não poderíamos dizer lhes de uma forma diferente, nem dizer lhes   que poderíamos após a morte nascer novamente pra pagar os erros e os pecados da vida anterior, não é isso que o Evangelho de Jesus nos Diz é bom que saibamos disso e não nos iludir quanto a essa realidade.
      
        Quanto a natureza dos seres


       Quanto a natureza dos seres vamos agora exemplificar a natureza dos Anjos, que vivem nas regiões celestiais citadas na Bíblia, quando a sua natureza ele possuem diferentemente do Homem um ESPÍRITO e ALMA,  sim possuem uma alma que é a inteligência e a vontade e o ser, sua vontade no livro arbítrio e viver junto a Deus e sua vontade eles os Anjos não possuem um corpo físico mas possuem seu espírito próprio que lhes é dado por Deus, quanto isso ao homem não acontece, temos nossa alma e teremos um novo Corpo mais evoluído e não perecível, então a natureza do Homem não é a mesma dos outros seres espirituais como os anjos por exemplo, então a nossa natureza não é reencarnar, pois não temos esse espírito próprio que possuem os Anjos.
       Quanto aos Anjos esses estão destinados pelo designo de Deus a viver nas regiões celestes, eles não se encarnam, podem se manifestar na Terra, mas não encarnam quanto a essa possibilidade fica  a vontade  de Deus.

     Exemplificando :

    HOMEM:

    ESPIRITO SANTO
    ESPIRITO HUMANO
    AlMA
    CORPO

    ANJO:

    ESPÍRITO
    ALMA

  
       Quanto a natureza dos seres também existem os espíritos malignos, esses são os anjos caídos que liderados por um anjo maior se rebelaram contra Deus e forram expulsos das regiões celestiais, esses anjos caídos posteriormente foram enviados e exilados na Terra, juntamente com seu líder, estão entre nós, eles podem permanecer aqui mas não podem encarnar, caso contrário seria terrível para nós, mas dá mesma forma que buscando Deus seu Espírito Santo está em nós se buscamos ao mal, se cairmos no pecado, nas desvirtudes e nos vícios poderemos estar sobre influência dos espi
espíritos  malignos, é bom que saibamos disso, por isso venho aqui adverti-los  sobre isso .
  
       Nos  lembremos  daqueles filmes de ficção que retratam uma luta entre o bem e o mal, um lado escuro da força e um lado da força do bem, no mundo real não é muito diferente disso, realmente o bem e o mal existem é uma realidade, o bem tem seu próprio caminho mas o mal sempre tentará o desvia-lo  de seu caminho, infelizmente é assim, gostaríamos de que não o fosse assim, mas não nos adianta aquele pensamento de que o bem só existe porquê o mal existe ou o contrário, o pensamento de que são apenas ideias contraditórias e que tudo está somente ao mundo dos pensamentos, mas não é assim pois o bem e o mal estão no mundo real e quando a natureza dos seres esses podem estar sobre a ação do bem ou do mal.

       Então nos vem a pergunta se Deus é perfeito, se Deus é bom porquê Deus criou o Mal ?  A realidade é que Deus não criou o mal, Deus criou os seres e lhes deu um livre arbítrio e a esses lhes foi dado o direito a escolhas entre o mal e o bem que nada mais são que  as consequências dessas escolhas, se Deus não nos tivéssemos dado o livre arbítrio não seríamos seres, seríamos como robôs programados e faríamos somente oque estaria em nossa programação, isso então não seria a vida, seríamos  como máquinas que são programadas, mas que não podem pensar, nem amar e só repetir padrões pré fixados em sua natureza, pois isto não o somos, busquemos então o saber dos fatos e que temos a ciência desta realidade para que com esse livre arbítrio procuremos ao que vai nos fazer o bem e que conheçamos a natureza das coisas pra que possamos escolher.


     Então está aí a a apresentação dos seres e suas diferenças e semelhança, temos o conhecimento de uma vida após a morte, sabemos sobre esse projeto de Deus que é vida, podemos ver a totalidade das coisas, vemos várias realidades e um universo vasto compreendido por um todo e a coexistência de vários mundos e seres ao mesmo tempo um mundo espiritual, um mundo material, seres de várias naturezas : materiais e espirituais e sabemos que são possíveis a natureza de vida em outros mundos ou planetas, mas ainda são evidências, então temos uma diversidade e um Deus Pai criador um universo dinâmico criado por Deus com a objetividade de criação, conservação e evolução da vida sobre várias formas, digo dinâmico pois nada é estático tudo está em constante evolução, essa é a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário